Componentes do SNIS
SNIS Resíduos Sólidos
Limpeza Urbana e Manejo dos Resíduos Sólidos Urbanos
A limpeza de vias públicas, sarjetas e podas de logradouros públicos assim como o manejo dos resíduos sólidos originados desses locais e dos domicílios brasileiros são atividades que compõem o saneamento básico.
Como característica própria, as atividades de manejo de resíduos sólidos urbanos, dependem de um grande planejamento que garanta com periodicidade que os resíduos sejam coletados, transportados, tratados e, por fim, quando esgotadas as possibilidades de tratamento que sejam dispostos de maneira ambientalmente adequada.
Devido às regionalidades, a limpeza pública e os sistemas de manejo dos resíduos sólidos podem ter infraestruturas variadas para o atendimento das cidades, ou ainda, contar com sistemas mais robustos para o atendimento de conjuntos de municípios, arranjo denominado de consórcio.
No SNIS, a caracterização da prestação dos serviços de Limpeza Urbana e Manejo dos Resíduos Sólidos Urbanos, nos municípios brasileiros, é realizada pelo módulo de Resíduos Sólidos - SNIS-RS. Neste módulo são levantadas informações de diversos tipos, como, por exemplo, a cobertura do serviço regular de coleta de resíduos domiciliares, as informações sobre a massa coletada, a realização da coleta seletiva e à recuperação de materiais recicláveis, o desempenho financeiro e, também, os dados referentes à destinação final dos resíduos sólidos urbanos, contemplando avaliações sobre as unidades de processamento e as relações de importação e exportação de resíduos domiciliares e urbanos entre os municípios.